Considerada o padrão ouro para detectar problemas auditivos, a avaliação auditiva é realizada pelo fonoaudiólogo, tem o objetivo determinar a integridade do sistema auditivo e é composta por três procedimentos: a audiometria tonal limiar, a logoaudiometria (audiometria vocal) e a imitanciometria.
A audiometria tonal é o exame que visa avaliar o mínimo que a pessoa ouve, permitindo indicar o nível em decibéis que a pessoa ouve, permitindo assim identificar o tipo, o grau e a configuração da perda auditiva. Já a logoaudiometria é o teste que avalia a habilidade de detectar e reconhecer a fala e é bastante eficaz para definir a necessidade de uso de aparelhos auditivos. Tanto a audiometria tonal limiar e a logoaudiometria são realizadas em cabine acústica, de forma rápida, prática e indolor.
A imitanciometria, também conhecida como impedanciometria, avalia a mobilidade do sistema tímpano-ossicular e quanto a integridade da via auditiva. Este exame fornecendo informações sobre a curva timpanométrica (timpanometria) e os reflexos acústicos (contra e ipsilaterais).