Afinal, é tontura ou labirintite?

Sintomas como tontura, vertigem, coisas rodando, sensação de desmaio são comuns na popolução em geral, mas na maioria das vezes não são labirintie. Mas você também é o do time que acredita que sua tontura é labirintite?

O termo “labirintite” é popularmente utilizado para se referir a qualquer tipo de tontura. Mas diferente do que a maioria da população acredita, a primeira coisa que você precisa entender é que a “labirintite” é uma rara infecção no labirinto, órgão do ouvido interno relacionado ao equilíbrio.

 

A tontura é um sintoma que pode ser descrito de várias formas, como desorientação, desequilíbrio, sensação de desmaio ou sensação de ver o mundo girar ou balançar (que é o que chamamos de vertigem). Na sua grande maioria, a tontura é causada por disfunções no labirinto, como a disfunção vestibular, a Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) e a labirinte. Entretanto, também pode estar relacionada com doenças metabólicas, cardíacas ou até mesmo ser efeitos colaterais de medicamentos.

 

A investigação da tontura é realizada através da análise do histórico clínico do paciente por uma equipe multidisciplinar formada pelo médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo e também pode envolver exames de audição, laboratoriais e de imagem. Já o seu tratamento da tontura irá dependendo da sua causa. Na VPPB, por exemplo, é necessário realizar a manobra de reposicionamento dos otólitos, que é feita em consultório e geralmente garante a melhora do paciente na primeira execução.

 

De maneira geral, é fundamental que o paciente adote um estilo de vida saudável, como manter uma alimentação saudável evitando abusos de bebida alcoólica e açúcar, praticar atividade física, dormir bem e adotar medidas de controle do estresse. Esses cuidados podem ajudar a controlar as crises de tontura.Outro ponto importantíssimo é evitar a automedicação. Embora o uso de comprimidos para dor de cabeça, tontura e enjoo seja muito comum, por exemplo, a necessidade frequente desse tipo de medicação não é normal e deve ser avaliada.

 

A alternativa de tratamento mais eficaz para tonturas advindas o labirinto é a reabilitação vestibular, que tem por objetivo ajudar o corpo a se adaptar e compensar os problemas no sistema vestibular, que é responsável pelo equilíbrio. Durante o tratamento, o fonoaudiólogo personaliza exercícios, treinando assim o sistema vestibular. Gradualmente, o cérebro aprende a confiar em outras fontes de informação sensorial para manter o equilíbrio, reduzindo assim a sensação de tontura.

 

A reabilitação vestibular é realizada em um protocolo de sessões e a duração do tratamento depende da gravidade dos sintomas e também a resposta de cada organismo. Muitas pessoas experimentam uma melhora significativa em sua tontura e qualidade de vida após algumas sessões apenas, porém é de suma importância seguir as orientações do fonoaudiólogo e ser consistente com os exercícios para obter os melhores resultados possíveis.

 

Dra Anelize Ribeiro

Fonoaudiológa Especialista em Audiologia

CRFa 3-10414


 

Confira outros conteúdos