O zumbido é um sintoma que afeta mais de 740 milhões de pessoas no mundo. Mas e aí, será possível se ver livre do zumbido?
O zumbido é um sintoma que afeta mais de 740 milhões de pessoas no mundo. Já no Brasil, o zumbido afeta cerca de 28 milhões de pessoas. A prevalência do zumbido aumenta com a idade, sendo de 35% entre a população com mais de 60 anos.
Mas afinal, o que é o zumbido? O zumbido é a percepção de um som sem que haja uma fonte externa de estimulação. Muitas vezes descritos pelos pacientes como um apito, chiado, barulho de cachoeira, podendo parecer também com cliques no ouvido ou até mesmo sentir o ouvido pulsar.
Em sua grande maioria, o zumbido é causado por lesões nas células ciliadas do ouvido, gerando assim a famosa perda auditiva e trazendo o zumbido como um dos principais sintomas. O fato de o zumbido ser ouvido apenas pelo paciente e de inicialmente não ser tão incomodo, muitas vezes dificulta a sua investigação e tratamento precoce.
Apesar de ser causado por lesões nas células do ouvido, o zumbido também pode ser somatossensorial, este provocado pelo sistema sensorial do nosso corpo que recebe informações de tato, dor, calor e propriocepção. Os sinais sensoriais vindo de várias partes do corpo são interrompidos, causando o zumbido.
Vale ressaltar que o zumbido somatossensorial está intimamente relacionado com a musculatura de cabeça e pescoço, podendo ser agravado por contrações e tensões musculares exacerbadas nestas regiões.
O tratamento do zumbido inclui o aconselhamento do paciente por profissional devidamente capacitado, a adaptação de aparelhos auditivos com gerador de som, a terapia sonora, além do uso da fotobiomodulação (laserterapia).
O Protocolo Therapy Zumbido tem como principal objetivo a dessensibilização da via neural somatossensorial e inclui como seus principais recursos a fotobiomodulação com laser vermelho e infravermelho, a eletroestimulação, além de terapia manual e uso de florais quânticos.
Aqui na Vitasom, realizamos a avaliação integrativa e a aplicação do Protocolo Therapy Zumbido, que é realizado em sessões semanais, podendo variar de 12 à 24 sessões, dependendo de cada caso.
A associação destes recursos promove a melhora do metabolismo celular, diminuindo a percepção do zumbido, o que proporciona alívio e diminuição do estado de estresse e irritabilidade, trazendo assim a remissão total ou parcial do zumbido.Além disso, pacientes que sofrem com ansiedade, estresses, dores orofaciais, disfunções temporomabibulares e bruxismo podem se beneficiar com a aplicação do Protocolo Therapy Zumbido.
Então, se você tem ou conhece alguém que tem zumbido, não deixe de buscar ajuda. Saiba que existem sim, tratamentos inovadores para devolver a qualidade de vida aos pacientes com zumbido, independentemente do tipo do zumbido.
Dra Anelize Ribeiro
Fonoaudióloga Especliasta em Audiologia
CRFa 3-10414